OUÇA A RADIO
SEMDES fortalece ações de enfrentamento à violência sexual infantil na cidade de Timon
16/05/2018 18:41 em Notícias

Colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) realizaram nesta terça (15) e quarta-feira (16) uma ação de mobilização e panfletagem em pontos estratégicos da cidade, mobilizando a sociedade para atuação no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A ação faz parte da Semana Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. As equipes, formadas por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, estiveram nos hospitais e espaços públicos abrangendo os diversos segmentos da sociedade sobre o sentido da campanha e informações sobre a temática, através de cartazes e folders.

A atividade também foi desenvolvida em várias escolas com alunos de todas as idades, com o objetivo de alcançar e orientar as possíveis vítimas desse tipo de violência. Foram entregues folhetos com orientações, exibidos vídeos educativos e ministradas palestras em forma de conversa com linguagem acessível.

As crianças e adolescentes aprenderam a quem denunciar, que não se deve confiar em estranhos, e que às vezes a violência pode acontecer dentro da própria casa. “Não se deve falar ou aceitar nada de estranho. Sempre avisar os pais e a professora quando algo estranho acontecer”, disse Maria Eduarda dos Santos, aluna da Unidade Escolar Tia Mundoca, explicando o que aprendeu.

Participaram as escolas Tia Mundoca, Francisco Cleiton, João Fonseca, José Elouf, Pedro Falcão Lopes, Estevan Belo, José de Ribamar, Firmo Pedreira, Parque Alvorada, os hospitais do Parque Alvorada e Alarico Nunes Pacheco e a UPA, além de ações na Ponte Metálica.

Seguindo a programação ainda acontecerá, nos dias 17 e 18, um momento de integração com a comunidade, desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Especializado de Assistência Social (CREAS), nas regiões do Pedro Patrício, Sucessão e Pedro Ceara. Além da caminhada Faça Bonito, no dia 19, que sairá do Projeto Beija-flor em direção a Prefeitura de Timon, às 10h, encerrando a programação.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!